Pode parecer que não, mas muitas pessoas acreditam ter problemas cardiovasculares impede a realização de atividades físicas, contudo a prática regular de atividades faz parte do tratamento e deve ser realizada de acordo com a capacidade e limitações do indivíduo.
Este hábito é crucial não somente para o controle, mas também para a prevenção de doenças do coração, pois a atividade física regular melhora a função do sistema cardiovascular em geral e ajuda a controlar fatores de risco.
Alguns hábitos e condições são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como: a obesidade, a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, o tabagismo, a alimentação inadequada, o histórico familiar, entre outros.
Algumas cardiopatias podem ser limitantes temporariamente, mas após controladas, os indivíduos acometidos podem com a indicação de seu médico e respeitando suas limitações realizar atividades físicas.
Atividades de baixo impacto como caminhadas ou pelo menos 20 minutos de exercícios diários são indicados e fazem total diferença para a saúde do corpo.
Lembre-se de realizar exames e consultas de rotina, antes de fazer qualquer mudança brusca ou uma nova atividade física, pois estar atento a saúde e as limitações do seu corpo são cruciais para iniciar novas práticas.
E ah, não se esqueça que o combo alimentação saudável e atividades regulares fazem toda a diferença para a saúde mental e do corpo. Em casos de qualquer desconforto procure um médico.
Gostou desta matéria? Inscreva-se abaixo na nossa Newsletter e receba dicas e conteúdos exclusivos.