Você sabe o que é Hipercolesterolemia familiar? Essa doença é mais comum do que você imagina, entenda os riscos e saiba tratá-la.

A Hipercolesterolemia familiar nada mais é do que o famoso colesterol alto, trata-se de uma condição caracterizada pela presença de taxas elevadas de colesterol no sangue, que podem limitar o fluxo e aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Existem dois tipos de Hipercolesterolemia, a primeira é a familiar, sendo considerada uma doença hereditária que pode passar de geração para geração e não tem cura. Trata-se de uma doença autossômica dominante que se caracteriza por mutações em genes que atuam na codificação de proteínas envolvidas no metabolismo. O segundo tipo é o colesterol alto adquirido pela má alimentação e falta de exercícios, podendo ser adquiridos em qualquer fase da vida, pela alimentação rica em processados, frituras e gorduras trans.

A Hipercolestolemia familiar são mutações genéticas que impedem o fígado de remover o excesso de colesterol ruim do corpo, o LDL. O acumulo deste colesterol ruim pode desencadear o aparecimento de doenças cardiovasculares antecipadamente.

É necessário compreender o histórico familiar, e observar sintomas como: amarelidão abaixo dos olhos, descoloração da área branca da córnea e tendões das mãos e calcanhares inchados.

A Hipercolesterolemia familiar ou colesterol alto adquirido, o excesso no sangue aparece como um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares, podendo gerar muito mais incidências de infartos do miocárdio. As doenças do coração e o colesterol alto andam lado a lado e por isso é tão necessário conhecer os riscos da falta de tratamento e cuidado adequado com a saúde.

Em casos de histórico familiar, ou suspeitas de sintomas é ideal procurar acompanhamento médico com um cardiologista para estudar suas causas e prevenir ou controlar a doença.

Gostou desta matéria? Inscreva-se abaixo na nossa Newsletter e receba dicas e conteúdos exclusivos.