Saiba quais são os alimentos amigos e inimigos do coração

As doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo. Manter uma dieta equilibrada ajuda a reduzir o risco de problemas no coração. O recomendável é que a partir dos 20 anos, a população tenha mais cuidado e atenção com as causas e formas de prevenção, como por exemplo manter uma alimentação saudável.
Alimentos como peixes, azeite, cereais integrais, legumes e frutas devem fazer parte do cardápio. Até o vinho e o chocolate amargo podem ser inclusos, mas devem ser consumidos com moderação. Isso porque as substâncias como o ômega 3, antioxidantes e as fibras previnem e controlam a formação do LDL, conhecido como mau colesterol. Além de fornecerem ao corpo o colesterol bom, essencial para diversas funções do organismo.
É preciso tomar cuidado com a ingestão de açúcares, sal e gorduras. Esses alimentos aumentam a quantidade de colesterol ruim, que quando elevado se prende às paredes das veias e artérias, elevando a pressão interna, dificultando a circulação sanguínea e a absorção de nutrientes.