Excelência em Saúde para Vida
Emergência 24H e Clínica Especializada
(85) 3466.3000

Sobre Saúde

Novembro Azul

Novembro Azul é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Este tipo de câncer afeta uma glândula do sistema reprodutor masculino, cuja principal função é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Neste estágio, os principais sintomas são dores ao urinar, dores ósseas, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mesmo na ausência de sintomas, é aconselhável que homens a partir dos 45 anos visitem o médico urologista para conversar sobre os exames que permitem avaliar alterações da glândula. O diagnóstico é feito por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o exame de toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise.

Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, em estágio avançado, apenas quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se indo a um urologista anualmente, tirando dúvidas e quebrando preconceitos, pois descobrir a doença na fase inicial, torna maior a chance de cura e os tratamentos são menos invasivos.

Share this post