Av. Barão de Studart, 560
Aldeota - Fortaleza/CE
EMERGÊNCIA CLÍNICA E CARDIOLÓGICA
24 HORAS - (85) 3466.3000

Notícias

Hipertensão arterial: o que é e como prevenir

Hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta é uma doença crônica, caracterizada pela elevação da pressão sanguínea nas artérias, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetros de Mercúrio). Uma pressão arterial de 140 mmHg ou mais é considerada hipertensão.

Ela acontece quando o volume de sangue se torna muito alto, exigindo do coração um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente para o corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão e 50% da população com obesidade tem a doença. Em 90% dos casos o problema é herdado dos pais, porém, há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como o estilo de vida adotado pelo indivíduo.

Fatores de Risco

Sedentarismo, estresse, maus hábitos alimentares, excesso de peso e a idade são fatores de risco para a hipertensão que é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer a ocorrência de outras complicações como acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para evitar a pressão alta, é importante praticar atividades físicas regularmente, manter o peso ideal, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de álcool e abandonar o tabagismo, além de medir a pressão pelo menos uma frequentemente. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada seguindo as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

Share this post