Excelência em Saúde para Vida
Emergência 24H e Clínica Especializada
(85) 3466.3000

Sobre Saúde

Saiba a diferença entre colesterol bom e colesterol ruim

É importante estar sempre atento ao nível de colesterol do organismo. A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2014, revelou que 18,4 milhões de brasileiros tem o colesterol considerado alto, isso representa cerca de 12,5% da população. Para controlar os níveis de colesterol, é necessário entender como essa substância atua no organismo.

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Basicamente, existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). O colesterol bom (HDL) tem a função de retirar o colesterol mau do corpo e levar para o fígado, onde será metabolizado e eliminado do organismo. Já o colesterol ruim (LDL) é perigoso porque acumula placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes como o coração e cérebro, podendo levar a doenças cardiovasculares como infarto e derrame.

Na maioria das vezes, os esforços estão concentrados em controlar a quantidade de colesterol ruim (LDV), que em casos elevados pode gerar malefícios a saúde. O que poucos se atentam é para o colesterol bom (HDL), que também deve ser observado para manter a saúde em dia.

Share this post

Related Post

Alguns hábitos para ter o coração sempre saudável

Manter a saúde em dias é uma das maiores preocupações de toda população. Para ter o coração...

Morte súbita: um inimigo silencioso

Chamamos de morte súbita o óbito de forma inesperada e relativamente rápida. A morte súbita pode ocorrer...

Saiba quais são os alimentos amigos e inimigos do coração

As doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo. Manter uma dieta equilibrada ajuda a...